domingo, 25 de dezembro de 2011

HOJE UMA LUZ BRILHOU PARA NÓS!

Natal é a festa da vida.
Neste mundo dilacerado pela falta de temor a Deus, a violência ganha proporções gigantescas pelos motivos mais banais. As festas natalinas, como outras festas religiosas têm o objetivo de congregar as famílias em torno de um motivo maior: a Celebração da Vida e da Esperança. Tanto que o Natal não está reduzido apenas na troca de presentes ou na ceia. O verdadeiro Natal começa na preparação, no Advento. A espera pelo "tempo em que a parturiente dará a Luz" (Mq 5,2). O Natal de Jesus é o nascimento da esperança de um povo que foi despojado de seus direitos e desamparado em sua fé.
Todo nascimento é lembrado com festa e presentes para o aniversariante. O Natal de Jesus é bem lembrado, mas, no mundo de hoje, a festa e os presentes têm destinos diferentes. A preocupação maior tem sido o consumismo. As festas enaltecem este ou aquele aparelho de som ou banda. Os brindes invocam uma famosa marca de cerveja ou uisque... Nas trocas, os presentes são pesados e medidos pelo valor daquele que a gente dá e não pelo que o outro pode oferecer. Algumas mesas são bem decoradas e fartas, mas a gente fica indiferente a alguém que não tem nem mesmo um cafezinho com um pão dormido para aplacar um pouco a fome que o consome.
E o aniversariante? Alguém se preparou a casa para CELEBRAR o aniversário dele?  Alguém deu um presente pra Ele?
Tenho certeza que muitos realmente se prepararam e até fizeram propósitos, pedidos e promessas ao Menino aniversariante e celebraram um Santo Natal. Uma luz brilhou no céu, mas alguns precisam olhar mais atentamente pra notar que essa luz brilha para todos. Precisamos reconhecer a Luz e deixar-nos iluminar por ela. Feliz Natal, amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário