domingo, 21 de agosto de 2011

Círio de Nazaré

Cesta usada no meu grupo de Evangelização
Durante cerca de vinte dias, 23 grupos de evangelização visitaram as famílias de Tracuateua. Aproximadamente 350 famílias acolheram em suas casas a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e a mensagem de seu Filho Jesus. Não foi possível abranger toda a cidade (faltam operários na messe), mas aqueles que acolheram essa pequena imagem, puderam experimentar belos momentos de alegria, fraternidade, partilha e confraternização. 
Na quinta feira como é tradição foi a grande procissão de chegada das imagens peregrinas à Igreja. É um momento ímpar! Vê-las chegando da concentração, lado a lado ornamentadas em andores nas mais diversas formas (barco, berlinda, cestas,...) e entrando na Igreja em fila dupla é muito emocionante. 
Desde 2008 (cinquentenário do círio) acontece na sexta feira a romaria moto-rodoviária saindo de Vila Fátima para Tracuateua. Fiquei triste porque este ano não tive condições físicas de participar (o velhinho [reumatismo] me atacou pelos joelhos e fiquei andando com muita dificuldade a tarde e a noite naquele dia)
Finalmente chegou o grande dia!  Tracuateua se veste de festa para homenagear Maria, nossa mãe e Mãe de Deus. A grande festa começa de véspera. A Transladação da imagem é momento de fortes emoções. Acredito que o fato dessa romaria ser realizada à noite, contribui muito para isso.  Há sempre um trio elétrico onde vão os animadores da procissão. As letras das músicas conduzem o povo à reflexão e a melodia invade os nossos ouvidos como uma brisa suave. Em cada uma das ruas por onde a imagem vai passando, a gente percebe a emoção estampada no rosto das pessoas, uma prece silenciosa nos lábios.  As homenagens com queima de fogos deixa no céu um colorido que lembra as pedrarias dos mantos que são ofertados todos os anos em retribuição por graças alcançadas. Nossa Imagem é privilegiada. Há alguns anos, várias senhoras ofertam o manto e, para que nenhuma fique insatisfeita, em cada romaria, a imagem  é vestida com um manto diferente.
Cleison retirando a imagem na chegada a Igreja
A berlinda é um primor. Desde que eu me entendo morando em Tracuateua, há uma dupla que é responsável pela ornamentação: Cleison e Nonato. Não adianta apontar outros nomes porque o serviço acaba indo parar nas suas mãos. Tenho muita admiração por esses meninos. E sabe quem é que tem o privilégio de colocar a imagem na berlinda e, quem, em primeiríssimo lugar pode tocá-la quando é retirada da berlinda? Só o Cleison! Eta menino abençoado! Existem também as damas de Nossa Senhora. São elas que doam as flores para o altar e a berlinda.
Hoje vai mudar um pouco a tradição. Ao invés da Missa da 06:00 hs haverá o Ofício Divino de Nossa Senhora (inovação do diácono Antonio!) Logo após terá inicio a grande procissão: O Círio de Nazaré. Seguir o roteiro dessa procissão é praticamente andar na cidade inteira. Não que seja longo. A cidade é que é pequena! Seguem-se as mesmas homenagens.à luz do dia ficam mais desfocadas, mas nem por isso menos bonitas e emocionantes. 
Economicamente o Círio é fraco. Muitos vem de fora e tiram as oportunidades das pessoas da cidade e outros se aproveitam da festa religiosa para lucrar com a marca do Círio. Nossa Diocese não admite mais a festa dançante e a venda de bebida alcóolica  e o povo ainda não acostumou com isso. Por isso não gosta muito de colaborar com a Igreja. Graças a Deus, há uma reforma a ser começada na Igreja e alguns estão participando.
Modéstia à parte, eu também tenho contribuido bastante com a festa do Círio. Há pelo menos quatro anos eu sou responsável pelas reflexões do Círio. Por três anos eu também montei o cartaz. E no Aniversário de ouro do Círio (2008) eu criei duas músicas. Nossa Senhora tem me ajudado muitíssimo, não importando sob que título eu a invoque.
Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe cada tracuateuense e que essa bênção se estenda também a todos os visitantes de nossa cidade. FELIZ CÍRIO 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário