segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pra mim... Ainda é Dia dos Pais!


É muito bom falar de meu pai.  Papai sempre foi uma pessoa aparentemente sisuda. Por isso, quem não conhece pode não perceber o quanto é divertido. Seu nome já diz tudo: é Hilário.
Pois bem, seu Hilário já é tataravô. E, nessa longa jornada encantou filhos, netos, bisnetos e tataranetos com o seu jeito simples, divertido e amigo (embora turrão, algumas vezes). Sofre do Coração. Como não poderia? Nós já aprontamos poucas e boas! Hoje ele reclamava dos netos estarem chamando-o de PAI. E eu, falei: São os ossos do ofício... De quem acolhe neto sem pai. Nada não... Só três netos que os pais não assumiram e seis que o pai sumiu! Pensam que é moleza? Quando se junta toda a família, o pessoal vai embora e a gente fica na dúvida: será que aquele era parente também? 
Seu Hilário está sempre na batalha. Não é de entregar os pontos. Acorda muito cedo. Já completou 78 anos. Aos 70 ainda subia em açaizeiro. Aos 77 trabalhava na roça e de vez em quando quem passasse na rua podia vê-lo nos últimos galhos das árvores, podando-as. E as árvores no quintal são altas... Mangueiras, ingazeiras, jaqueiras... Depois ficava uns três dias se reclamando das dores, mas não adianta a gente tentar impedi-lo dessas artimanhas. Quando chegava e lhe perguntava: “Mas, o que é o senhor já está fazendo papai?” E Ele, como menino traquino: “Ah, minha filha, eu só tô fazendo ARTE!” (a gente fala “Fazer arte” pra criança quando faz o que os adultos não permitem).
A perda da esposa foi um corte profundo. Toda tarde eles sentavam na frente de casa “apreciando o movimento” como diziam quando não os víamos conversar. A superação foi extremamente difícil.  Hoje ele está mais na dele. Fez cirurgia de catarata nos olhos direito e esquerdo. Depois disso resistiu bravamente à tentação de desobedecer às ordens das “enfermeiras” de plantão como ele chama a mim e minha irmã. Agora de alta, já está caiando a casa e o muro.
Papai é uma pessoa íntegra. Não admite desonestidade. Toda pessoa que fizer negócio com ele, pode ter certeza que ele cumprirá. Detesta música alta demais e com letra de duplo sentido. É organizado, econômico e gosta de agradar os bons vizinhos com frutas do nosso quintal. É católico dos bons! Ao longo de seus dias adquiriu um hábito saudável e fascinante: Lê a Bíblia todos os dias, logo cedo. Além da leitura bíblica, sua atividade como Igreja se estende à participação à Missa, à Comunhão e Orações pessoais. Temos o costume de rezar antes das refeições, costume este implantado por ele e minha falecida mãe que já se estendeu à família de seu filho, de algumas filhas e de um neto. Isso pra mim é muito valioso. É Exemplo e testemunho de fé.
Este é meu Pai, a quem amo e de quem me orgulho. Obrigada por me dar vida, Papai! Obrigada por ser do jeito que és. Parabéns Papai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário