terça-feira, 2 de agosto de 2011

IDENTIDADE CRISTÃ



 A palavra comunidade é formada por dois termos que se complementam: COMUM + UNIDADE. Quando reunidas, essas duas palavras agregam valores, atitudes, ações e reações de pessoas que se identificam pela Fé num único Deus, merecidamente reconhecido como Pai de todos os seres vivos em todo o universo. E, pela fé, perseguem (ou defendem) um único e magnífico objetivo: a identidade eclesial.
A Identidade Eclesial se revela na luta em defesa da vida e na efetiva participação do fiel nas atividades promovidas pela Igreja; sejam elas de ordem religiosa ou não.
Quando se fala em Igreja, logo vem em mente a idéia de um prédio, de preferência bonito, digno de receber bem os fiéis. De certa forma é isso mesmo. Mas quando se fala em Igreja no sentido comunidade, muitos pensam que tudo se restringe a umas dez ou quinze pessoas que interagem e que “muito por acaso” aparecem em todos os grupos de Pastoral.
Entendo e reconheço uma verdadeira Comunidade Cristã em cada grupo de pessoas que tem em comum a mesma fé em Cristo, o mesmo batismo, as mesmas devoções, as mesmas necessidades espirituais e temporais e que se reúnem em torno de um mesmo Altar, no mesmo Templo onde buscam força para conduzir com sabedoria a vida diária.
Um bom cristão defende e celebra a vida em todos os seus aspectos e instâncias sem, contudo, prejudicar o próximo. Ama incondicionalmente. Doa-se inteiro, por quem se doou sem reservas. Assume as dores e os amores do evangelho, isto é: os pobres, os humildes, os doentes e os desprezados.
Três atitudes são fundamentais para ser cristão: VIVER O BATISMO, AMAR A EUCARISTIA e SERVIR À MISERICÓRDIA. Esses encargos influem diretamente na prática do cristão. Por isso, identificar-se como Igreja é testemunhar o amor de Cristo, sendo voluntário e solidário com a comunidade, assumindo as Pastorais e comprometendo-se com a missão de Jesus Cristo.
Na nossa caminhada de cristãos é necessário zelar por nossa identidade. Caso contrário a fé esmorece e o irmão desaparece. Se eu, cristão, não partilhar, a Igreja vai desabar. E, se não testemunhar com o amor, a instituição ficará desacreditada.
Visão interior da Matriz, quando reformada
Ser comunidade cristã é revestir-se da cruz e da luz de Cristo para que a sua missão produza frutos verdadeiros. Cada um fazendo a sua parte, a Igreja cresce, a comunidade se fortalece e as dificuldades desaparecem.
Gostaria de convidar todos vocês a colaborarem também para que, muito em breve, a reforma da nossa Igreja Matriz seja uma realidade. Nós merecemos, mas precisamos partilhar e trabalhar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário