sábado, 21 de janeiro de 2012

SÃO SEBASTIÃO E SÃO BENEDITO

                                           O soldado e o cozinheiro

São Sebastião
Estamos quase encerrando a Festividade de nossos padroeiros e, eu achei por bem colocar aqui algumas palavras sobre esses dois marcos de nossa fé.
São Sebastião, guerreiro das forças do império romano foi um fiel seguidor de Jesus Cristo. Apesar das perseguições, abraçou, sem medo, a missão de animar os cristãos encarcerados. Mostrava-lhes o amor grandioso de Jesus motivando-os a permanecerem firmes na fé e a não desanimarem diante dos maus tratos, das perseguiçoes e da morte.  Sua fé foi provada duas vezes. Dado como morto, ele foi esquecido por algum tempo, mas quando ficou curado, voltou para denunciar as injustiças cometidas pelo imperador. Por causa disso foi novamente perseguido, torturado, morto e jogado no esgoto da cidade de Roma.
São Benedito
São Benedito,  de modo diferente, mas não menos importante, destacou-se pela prática da caridade aos pobres, doentes e desamparados.
Conhecendo as Sagradas Escrituras e o infinito amor de Jesus para com os pobres, ele, cheio de compaixão, alimentava, às escondidas, aos famintos que batiam à porta do convento, onde exercia a tarefa de cozinheiro. Com essa prática, confortava e animava a todos e ensinava-lhes a amar o próximo e manter viva a fé em Jesus.
Tanto os cristãos do tempo de Sebastião quanto os do tempo de Benedito sofreram, como nós as consequencias da corrupção, da ganância e do desvario dos poderosos. Eles tiveram a sorte de encontrar protetores que os ajudaram a perseverar na fé e combater o poder do mal.
Nós, cristãos de Tracuateua somos muito abençoados, pois temos São Sebastião como padroeiro de nossa cidade. Um homem santo, Mártir pela Fé, protetor contra a peste e contra as guerras; e que tem como seu braço direito São Benedito, também perseguido pela inveja e pelo intransigência de seus superiores, mas embalado pelo sonho da partilha do pão e da Palavra.
Procissão de São Sebastião e São Benedito em Tracuateua
 Os santos para nós são exemplos de pessoas que, como Cristo, dedicaram-se por uma causa nobre e deram sua vida em favor da fé e de seus irmãos.
Saibamos honrar nossos santos padroeiros, imitando suas virtudes e defendendo a fé em Jesus Cristo sem contudo, sepultar a doutrina e tradição da Igreja que ele próprio instituiu.
Que no Céu, São Benedito e São Sebastião sejam "porta-voz" de nossas preces e necessidades para que sejamos escutados, sentidos e encorajados por Jesus a permanecer fiéis a Deus Pai, Filho e Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário